Pesquisar neste blogue

sábado, 31 de agosto de 2013

Vitela estufada - famosa receita da minha mãe!


A minha mãe sempre foi uma excelente cozinheira, apesar de a rotina de preparar o almoço e o jantar todos os dias a ter deixado algumas vezes exasperada! Mas o seu prazer pela cozinha é rapidamente recuperado quando vê o ar deliciado com que saboreamos tudo o que ela faz!

Há pratos que ela confecciona que são o expoente máximo da verdadeira gastronomia portuguesa, como é o caso desta vitela estufada, os bolinhos de bacalhau, os rojões, as pataniscas e vários outros pratos de bacalhau, o arroz de cabidela (vulgo, arroz de pica no chão), o coelho assado, as iscas de fígado, o borrego e o cabrito assados, as rabanadas, o leite-creme, a aletria e o pudim francês (que me parece bem português, apesar da sugestão do nome!). E não posso esquecer de mencionar a feijoada, que é um dos pratos favoritos da minha filha!

A minha necessidade de imortalizar a comida feita pela minha mãe, é um dos motivos pelos quais decidi criar este blog...


Ingredientes:

- cerca de 500 grs de vitela (a minha mãe prefere a posta da rabada da vitela Barrosã)
- cerca de 500 grs de batatas pequenas, de preferência vermelhas
- 1 cebola
- 1 folha de louro
- 1 malagueta
- azeite, pimentão doce e sal q. b.

Pode estufar a posta inteira ou em fatias grossas.
Num tacho colocar o azeite e refogar a cebola, juntar um pouco de água, a folha de louro, o pimentão doce, a malagueta picada e o sal.
Juntar a carne e deixar estufar durante cerca de 1 hora e 30 minutos. Não considere que esta previsão seja exacta, porque depende da qualidade da carne.

Quando estiver pronta, retire a carne e junte as batatas já descascadas para estufarem neste molho. Se necessário, vá juntando de vez em quando alguma água a ferver. O ideal é ter um fervedor eléctrico com água e vai juntando a água acabada de ferver sempre que necessário.
Quando as batatas estiverem estufadas, junte novamente a carne para aquecer.
Se preferir pode acompanhar também com arroz branco e salada.

Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário