Pesquisar neste blogue

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Compota de morango, fácil e deliciosa!

Ontem resolvi aproveitar os morangos apanhados no quintal dos meus pais para fazer um pouco de compota de morango...

Adoro fazer compotas! O aroma frutado e doce que enche a cozinha enquanto a panela está ao lume, é uma das sensações mais reconfortantes que consigo enumerar!

O processo é muito simples e, de preferência, deve ser iniciado no dia anterior para que o açúcar derreta e forme uma espécie de xarope antes de iniciar o processo de cozedura.

Ingredientes:

- 1 kg de morangos já limpos (ou mistura de frutos vermelhos)
- 800 grs de açúcar
- 1 ou 2 colheres de sopa de sumo de limão acabado de espremer

Começo por lavar os morangos e depois enxugo-os bem e corto os pés e rejeito os morangos que estiverem pisados. Só depois é que peso os morangos e adiciono a proporção de açúcar de acordo com a receita. Junto também o sumo de limão e deixo a panela tapada a descansar durante pelo menos uma 4 horas. É por isso que prefiro fazer esta preparação da fruta na véspera e no dia seguinte é que faço a compota propriamente dita.

Levo a panela ao lume, tendo o cuidado de reduzir a chama e deixar a panela destapada quando o conteúdo começa a ferver.
Se começar a formar uma espuma na superfície, esta deve ser retirada com a ajuda da escumadeira.

Quando os morangos começam a ficar cozidos, eu dou uma pequena ajuda à consistência da compota usando a escumadeira para levantar os morangos e esmago-os com um garfo.
Para ter a certeza que já está pronta, retiro um pouco de compota para um prato e deixo arrefecer um pouco e verifico se já está no ponto certo.

Colocar em frascos esterilizados e saborear quando arrefecer...



Sem comentários:

Enviar um comentário