Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Gelado de doce de leite para gulosos!

Lembro-me com grande exactidão que a primeira vez que fiz este gelado foi no final dos anos 90, na véspera de um exame de Econometria quando ainda estava na faculdade!
Digamos que a ansiedade em que eu me encontrava foi a causa da descoberta desta receita!

Este gelado pode ser, como quase todas as receitas, adequado ao gosto próprio de cada pessoa. Já fiz várias versões com diferentes bolachas, adicionado frutos secos, etc. 
A versão de hoje é a minha preferida.

Ingredientes:

- 2 pacotes de natas para bater 
- 1 lata de leite condensado cozido
- 50 grs de açúcar em pó
- 1 colher de sopa de leite
- 3 ou 4 bolachas torradas

As natas devem estar bem frias (acabadas de sair do frigorífico!) para conseguir batê-las em chantilly juntamente com o açúcar em pó.
Adicionar depois 3 colheres de sopa do leite condensado cozido e bater mais um pouco para que as natas fiquem com um tom ligeiramente acastanhado.
Juntar 1 colher de sopa de leite ao leite condensado que está na lata e misturar de forma a torná-lo cremoso em vez de sólido.

Verter uma parte da mistura de natas no pirex onde vai congelar o gelado, depois salpicar com bocados de leite condensado cozido e bolachas partidas grosseiramente, novamente uma camada de natas, outra de leite condensado e bolacha, e por fim finalizar com as natas.
Levar ao congelador até solidificar, e servir sempre que a gula pedir!



É conveniente tirar do congelador cerca de 5 minutos antes de servir, para que o gelado fique mais cremoso.
Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário