Pesquisar neste blogue

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Simplesmente... compota de tomate!


Esta altura do ano poderia designar-se como a "época da compota"!
Sinto-me um esquilo a armazenar bolotas para o Inverno, só que no meu caso é mais frascos de maravilhosos doces!
Mais uma vez, tento aproveitar as frutas da época e fazer as conservas quando estas estão no seu auge de maturação. 

Ingredientes:

- 1 Kg de tomate maduro, mas firme (usei tomate "coração de boi")
- 800 grs de açúcar
- 2 colheres de sumo de limão
- raspa de limão (opcional)

Para pelar mais facilmente o tomate, escaldo-o em água bem quente.
Tento retirar a maioria das sementes, mas não faço questão de privar completamente a compota de algumas sementes de tomate, até porque acho que lhe dá alguma graça!
É apenas nesta fase que faço a pesagem do tomate, e junto o açúcar de acordo com a proporção que menciono nos ingredientes.
Coloco na panela onde a compota vai ser feita e junto o sumo de limão. Se quiser um sabor mais intenso, pode juntar também alguma raspa de limão.
Deixe a repousar durante pelo menos 4 horas (eu prefiro sempre fazer esta preparação à noite e colocar a panela ao lume no dia seguinte de manhã).

Quando estiver a cozer, deve retirar a espuma que se forma à superfície do doce.
Eu gosto de esmagar o tomate com um garfo para lhe dar a consistência que me agrada.
Quando tiver atingido o ponto de estrada retire do lume e coloque em frascos previamente esterilizados. 
Na minha publicação http://receitadomeuprato.blogspot.pt/2013/09/compota-de-abrunhos-e-queijo-de-cabra.html pode ver com mais detalhe como é que se confirma que a compota está pronta.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário