Pesquisar neste blogue

sábado, 21 de setembro de 2013

Risotto de cogumelos



Há uns anos atrás começámos a fazer risottos em casa e ficámos completamente viciados!
É um prato muito versátil e que satisfaz na sua pequena porção.
Já fizemos risotto de tudo um pouco: cogumelos secos (de preferência porcini), cogumelos frescos (eu adoro os marrons), espargos, camarão, robalo, etc.


O segredo de um bom risotto está na qualidade do arroz (deve ser arborio ou caranoli), no vinho branco, no caldo e nas voltas e tempo de cozedura.

Ingredientes (para duas pessoas):

- 1 embalagens de cogumelos secos (desta vez experimentei fazer com pleurotos, mas são demasiado fibrosos para serem usados em seco. Aconselho vivamente os porcini!)
- meia chávena de arroz
- meia cebola picada
- meio copo de vinho branco (de boa qualidade!!!)
- água fervida para rehidratar os cogumelos e que servirá de caldo para o arroz
- parmesão ralado no momento
- sal e azeite q. b.

Ferver cerca de meio litro de água e verter sobre os cogumelos. Deixar que rehidratem pelo tempo indicado na embalagem. Depois retire-os e coe o caldo. Deve ter o caldo quente numa panela ao lado do tacho onde prepara o arroz.
Refogar no azeite a cebola muito bem picada, juntar o arroz (não deve ser lavado!) e mexer enquanto este frita um pouco.
Acrescentar o vinho e deixar que o álcool evapore. Adicione uma concha de caldo e vá mexendo. Junte o sal e incorpore os cogumelos. Quando o arroz começar a fazer ponto de estrada, adicione outra concha de caldo. Mantenha este processo durante 20 minutos, que é o tempo que habitualmente leva para cozer o arroz al dente!
Cerca de 5 minutos antes do fim da cozedura, verifique o tempero.
Quando estiver pronto, retire do lume e adicione o parmesão ralado no momento. Mexa e deixe repousar 2 minutos antes de servir.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário