Pesquisar neste blogue

domingo, 8 de setembro de 2013

Perna de Borrego assada - receita da minha mãe


Hoje tenho mais uma receita da minha mãe para vos apresentar!
A perna de borrego assada é o típico prato para um almoço de domingo em família, e a minha mãe prepara-o especialmente bem...



Ingredientes:

- 2 pernas de borrego
- cerca de 500 grs de batata pequena vermelha (própria para assar)
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 malagueta
- vinho branco maduro de boa qualidade, q. b.
- azeite, pimentão doce, sal e pimenta preta q. b.

Na noite anterior, colocar o borrego em vinha d'alho, isto é, colocá-lo num recipiente com o vinho branco, o alho, o sal, a pimenta preta moída e uma folha de louro. Deixar o recipiente coberto durante a noite, mas não o coloque no frigorífico porque altera o sabor!
A minha mãe recomenda que se use um bom vinho branco maduro, porque se usar um vinho de fraca qualidade estará a comprometer o sabor do prato! Não quero com isto dizer que deve usar um vinho muito caro! Use um vinho de gama média que custa entre 3 e 5 euros por garrafa!

No dia seguinte, pré-aquecer o forno a 180º.
Colocar num pirex o azeite, a cebola em rodelas, uma parte da vinha d'alhos, a malagueta e o pimentão doce. Juntar a carne.
Descascar as batatas e colocá-las no pirex em volta da carne.
Levar ao forno durante cerca de 1h e 30 minutos, aproximadamente. Virar as batatas e regar a carne de vez em quando até estar pronto.

Bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário