Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Bolo de chocolates!


Não há engano no título! Efectivamente este bolo leva dois chocolates diferentes, daí o plural!
Agradeço a ideia à L. que me disse no outro dia que se calhar os meus muffins de chocolate podiam ser feitos com um bolo de chocolate! Foi uma boa ideia!
E quero ainda dedicar este bolo à A. porque é hoje o seu aniversário, e eu sei que ela adora chocolate!



Ingredientes:

- 1 chávena de chá (250 ml) de farinha de trigo
- meia chávena de chocolate em pó de boa qualidade (eu pessoalmente prefiro o da Pantagruel!)
- meia chávena de chá de açúcar
- meia chávena de óleo de amendoim
- meia chávena de água acabada de ferver
- 1 ovo
- 1 colher de café de fermento em pó
- 1 tablete (100 grs) de chocolate branco

Comece por partir a tablete em pequenos bocados de chocolate.
Depois unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha. Se quiser usar esta receita para muffins, apenas precisa de formas de papel frisado, que dispensam ter que untar e polvilhar formas!

Depois passe ao bolo propriamente dito. Misture os ingredientes secos, depois junte o ovo e o óleo e bata até uniformizar. Junte por fim a água a ferver e bata mais um pouco.
Verta a massa na forma e depois coloque os bocadinhos de chocolate espalhados pela massa, sem enterrar demasiado. Enquanto a massa estiver a cozer vai naturalmente cobrir a maior parte do chocolate branco.
Leve ao forno a 180º até estar cozido (faça o teste do palito para comprovar).



Só tenho é que lhe desejar boa sorte para o momento de desenformar! O meu bolo ficou parcialmente colado à forma... mas não se perdeu! Estava bem delicioso!
Se estiver preocupado com a apresentação, talvez a melhor opção seja mesmo fazer uns muffins!


Sem comentários:

Enviar um comentário