Pesquisar neste blogue

domingo, 6 de outubro de 2013

Charniqueiras ou queijadas de leite


Esta receita está em diversas publicações na internet, e também em alguns números da teleculinária, pelo que não é um original meu e nem sei bem a quem dar os créditos pela proveniência!
Mas há sem dúvida nenhuma uma pessoa a quem tenho que agradecer: a C. porque foi ela que me passou a receita há mais de 18 anos atrás!

Estas queijadinhas de leite trazem-me à memória os lanches e jantares caseiros daquele grupo de amigos da faculdade... e como assinalamos neste ano os 20 anos em que entramos para aquela instituição, esta é a minha forma doce de recordar alguns dos melhores momentos!

Ingredientes:

- 300 grs de açúcar
- 100 grs de farinha
- 2 ovos
- 0,5 litros de leite
- 50 grs de manteiga
- manteiga e farinha para untar e polvilhar as formas

Esta receita é muito, mas mesmo muito fácil! A única coisa que dá trabalho é a parte de untar as formas com manteiga e polvilhá-las com farinha... e na verdade não podemos dizer que isto seja propriamente trabalhoso! Comece precisamente por esta tarefa para as cerca de 15 formas de queques que são necessárias.

Derreta a manteiga e deixe-a arrefecer.
Bata o açúcar e a farinha com os ovos durante cerca de 1 minuto, apenas durante o tempo suficiente para que os ingredientes fiquem bem misturados.
Junte a manteiga e bata um pouco, e por fim junte o leite e misture bem praticamente sem bater. É uma massa completamente líquida, por isso não se assuste com a consistência quando experimentar esta receita pela primeira vez!

Com a ajuda de uma concha coloque o liquido em cada forma, sem encher demasiado.
Leve ao forno a 180º até que fiquem ligeiramente douradas e consistentes.



Hoje vamos levar estes docinhos para um lanche em casa dos "primos", espero que eles gostem!
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário