Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 13 de março de 2014

Compota de laranja


Esta semana voltei a fazer algumas compotas para repor o stock da despensa!
Na segunda-feira fiz 23 frascos de doce de abóbora, e ontem fiz 3 frascos de doce de laranja.
O doce de laranja é, para mim, um dos mais difíceis de executar e por isso faço sempre pouca quantidade de cada vez. Mas como as laranjeiras do quintal dos meus pais ainda têm algumas laranjas, vou aproveitar para fazer mais alguma compota no próximo fim-de-semana.

Não se assustem com o meu comentário sobre a minha dificuldade de execução desta receita. Na verdade ela até é bastante simples, apenas tenho dificuldade em decidir sobre o momento exacto em que devo desligar o fogão e dizer: a compota está pronta!!! Mas o truque do prato refrigerado é a melhor forma de resolver este dilema!

Ingredientes:

- 3 a 5 laranjas (conforme o tamanho)
- sumo de 1 limão
- 1 litro de água
- 700 grs de açúcar

Comece por lavar bem as laranjas, de preferência com a ajuda de uma pequena escova, debaixo de água corrente.
Se tiver a possibilidade de arranjar laranjas que não tenham sido tratadas ou "lavadas industrialmente" será tanto melhor, porque poderá retirar todas as qualidades e aroma das respectivas cascas.
Depois deverá retirar tiras fininhas da parte exterior das cascas, que serão parte da compota.

De seguida, esprema as laranjas de forma a ter cerca de 275 ml de sumo devidamente coado. Junte o sumo de limão e deverá ter 300 ml no total.
Coloque o sumo numa panela, junte a água e as tiras de casca de laranja e leve ao lume.
Junte toda a polpa da laranja e coloque num pano. Ate o pano com um cordel para fechar e coloque dentro da panela. Este passo é importante para tentar extrair o máximo de pectina que for possível.
O liquido deverá ferver numa panela destapada até ficar reduzido a sensivelmente metade do conteúdo inicial, ou seja, cerca de 1 hora.
Retire o pano espremendo-o bem entre dois pratos voltados ao contrário.

Quando tiver apenas metade do liquido na panela, junte o açúcar e deixe ferver durante mais algum tempo (15 a 25 minutos...) para que fique no ponto certo!
E é aqui que está a questão sensível desta compota... só sabemos que está no ponto certo quando a compota arrefece!
O truque reside em colocar um prato no frigorífico e retirá-lo uns minutos depois para lhe colocar um pouco de compota. Leve outra vez ao frigorífico para provocar o arrefecimento imediato. Retire e verifique com o dedo se a consistência já é a correcta.



Coloque em frascos previamente esterilizados e saboreie enquanto durar!


Sem comentários:

Enviar um comentário