Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Tarteletes de limão merengadas


Ontem experimentei fazer umas tarteletes de limão, ao invés de fazer uma tarte normal, e até correu tudo bem, mas... da próxima vez tenho que retirar as tarteletes do forno um pouco mais cedo!
Aqui fica a receita para experimentarem.

Ingredientes:

- 100 grs de bolacha Maria
- 50 grs de manteiga
- 2 claras
- 4 colheres de sopa de açúcar
- lemon curd q. b. para rechear

A receita de lemon curd já foi publicada em http://receitadomeuprato.blogspot.pt/2014/02/cheesecake-de-limao.html. Pode conservar o lemon curd no frigorífico durante alguns dias e usá-lo em tartes, bolachas e bolos.

Comece por ralar a bolacha Maria e depois adicione a manteiga derretida.
Unte as formas de tartelete com manteiga e forre-as de seguida com a massa de bolacha. Leve ao frigorífico enquanto prepara o merengue.
Aconselho que usem formas de silicone para facilitar a desenformagem.

Para preparar o merengue, as claras têm que estar à temperatura ambiente.
Bata as claras em castelo bem firme. Vá adicionando uma colher de açúcar de cada vez, batendo sempre até que esteja no ponto.

Coloque o lemon curd sobre as tarteletes e por fim coloque o merengue por cima. Pode adicioná-lo usando uma colher ou com um saco de pasteleiro.

Leve as tarteletes ao forno a 100º - 120º durante uns 40 minutos, caso pretenda que o merengue fique com um toque estaladiço como um suspiro (foi a minha opção, só que eu esqueci-me deles no forno durante mais de 1 hora!)
Se pretender que o merengue permaneça macio, apenas deverá tostar ligeiramente no forno a 180º - 200º.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário