Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Cannelloni de espinafre e queijo ricotta




Este prato italiano é um dos preferidos em casa dos meus pais! É uma opção vegetariana simplesmente deliciosa!



Ingredientes:

- 450 grs de folhas de espinafre
- 500 grs de ricotta
- 12 a 15 folhas de lasanha bem fina (eu prefiro a da Rana)
- 1 cebola média
- 1 kg de polpa de tomate de boa qualidade
- 500 ml de leite
- 50 grs de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 folha de louro
- azeite, sal, pimenta-preta, noz-moscada, mangericão e queijo parmesão ralado q.b.


Preparação:

Comece por lavar e escorrer o espinafre. Num tacho coloque um pouco de azeite e as folhas de espinafre. Tempere com sal e pimenta e deixe que o espinafre murche e evapore a água que vai soltar enquanto cozinha. Quando estiver pronto, retire do lume, coloque num passador para escorrer o restante líquido e reserve.

Prepare o molho de tomate de seguinte forma: corte a cebola em rodelas e refogue ligeiramente num pouco de azeite. De seguida junte a polpa de tomate, sal, pimenta, a folha de louro e a colher de açúcar. Deixe cozinhar em lume brando.

Entretanto prepare o molho béchamel com a farinha, leite e manteiga, temperando com sal, pimenta e noz-moscada. A preparação deste molho já foi explicada aqui: http://receitadomeuprato.blogspot.pt/2013/08/lasanha-de-carne-classica-simplificada.html

Finalize o molho de tomate retirando a folha de louro e triturando o molho com a varinha mágica. Nunca se esqueça de retirar a folha de louro antes de passar a varinha mágica, caso contrário o molho terá um sabor horrível!
Retifique o tempero do molho de tomate e adicione algumas folhinhas de magericão seco para um sabor ainda mais delicioso.

Numa tigela coloque o espinafre e adicione a ricotta. Misture bem e rectifique tempero com sal e pimenta, se necessário.

Num pirex, coloque um pouco de molho de tomate no fundo.
Pegue numa folha de lasanha e coloque um pouco de espinafre com ricotta numa das extremidades e enrole, formando os canellonnis. Disponha-os no pirex em cima do molho de tomate.
Depois de todos os cannelonnis estarem acomodados no pirex, regue com o restante molho de tomate.
De seguida salpique com o molho béchamel e por fim o queijo parmesão ralado.

Leve ao forno (200 º) durante cerca de 20 minutos, ao fim dos quais deverá subir a temperatura do forno para gratinar ligeiramente a superfície.
Retire e sirva.

Uma delícia!


Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário