Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pato assado com arroz do mesmo.


Na verdade esta receita não veio para o meu prato... porque eu sou o único membro da família que não aprecia muito o pato! Mas o R. e a nossa filha adoram!
O pato foi ontem preparado em casa dos meus pais, porque tanto eles como o meu irmão são também grandes entusiastas da ave!
Eu presumo que eu é que sou a excepção e que muitos de vocês estão desejosos pela receita, por isso aqui fica a descrição passo a passo.

Ingredientes:

- 1 pato com cerca de 2,400 Kgs
- 2 chávenas de chá de arroz (de preferência arroz estufado)
- 80 grs de bacon em cubos
- meio chouriço de carne (usamos chouriço de Ponte de Lima)
- meia cebola
- 3 dentes de alho
- 3 ramos de alecrim fresco
- 3 folhas de louro
- 2 cravinhos
- 2 laranjas
- 1 limão
- 1 cubo de caldo de galinha (de preferência biológico)
- cerca de 100 ml de vinho branco
- 2 colheres de sopa de manteiga
- sal, pimenta-preta moída

O R. começou por aparar as gorduras em excesso do pato, nomeadamente do pescoço e "cauda".
Depois, picou os 3 dentes de alho e reservou-os. De seguida esfregou o pato com sal e colocou-o num tabuleiro de forno,  moeu a pimenta-preta por cima e esfregou o alho pelo pato, incluindo o interior.
Espremeu as laranjas e o limão e colocou o sumo no tabuleiro. Adicionou o vinho, 2 folhas de louro, os ramos de alecrim e cerca de 100 ml de caldo de galinha.
Levou o pato ao forno (200º) com as asas viradas para cima durante cerca de 45 minutos, ao fim dos quais o pato foi virado (o peito deve agora ficar em cima) e depois deixou-o cozinhar durante cerca de 1h.
Trinchar o pato, isto é, cortar as cochas e o peito; e depois desfiar o resto da carne que fica agarrada à carcaça.

Para preparar o arroz, o R. levou ao lume um tacho com 4 chávenas de caldo de galinha, meia cebola, os cravinhos, uma folha de louro, o bacon e as partes desfiadas da carne de pato. É preciso deixar apurar este caldo, fervendo durante cerca de 20 minutos.
Com a escumadeira o R. retirou a cebola, os cravinhos e o louro. Depois introduziu o arroz e deixou cozer durante cerca de 20 minutos. Acrescentou um pouco do caldo onde o pato assou, o que lhe deu um sabor muito bom, segundo a reacção dos comensais!
Por fim, cortou o chouriço em rodelas e colocou-o por cima do arroz antes de o levar ao forno durante cerca de 10 minutos. Se o seu forno tiver espaço, aqueça também as partes trinchadas do pato no próprio molho e sirva com o arroz!

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário