Pesquisar neste blogue

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Quiche de cogumelos e castanhas


Já há algum tempo que não preparava uma quiche, mas ontem fiz esta a pedido do R. e ficou deliciosa!
Adoro a combinação  de castanhas com cogumelos!!!
Pode usar cogumelos marron ou cogumelos brancos (Paris), mas não use cogumelos enlatados... 
Como sempre, estes cogumelos foram fornecidos pela Cogumelos do Quintas!

Ingredientes:

- massa quebrada ou folhada
- 8 a 10 cogumelos marron (ou brancos)
- 16 a 20 castanhas
- meia cebola pequena
- 3 ou 4 ovos
- 1 pacote de natas
- azeite, sal, pimenta preta e noz-moscada

Eu fiz a massa quebrada em casa. A receita é muito simples: 100 grs de farinha de trigo amassada com 50 grs de manteiga amolecida e uma pitada de sal fino. Junta-se um pouquinho de água apenas para ligar a massa e formar uma bola que deve repousar no frigorífico durante 15 a 30 minutos, antes de estendê-la com o rolo da massa.

Quanto ao recheio, comece por cozer as castanhas em água temperada com sal. Pode usar castanhas congeladas já descascadas, mas que devem mesmo assim ser cozidas como descrevi anteriormente.
Os cogumelos devem ser laminados e refogados com a cebola picada e azeite. Tempere com sal e pimenta-preta moída no momento. Adicione as castanhas quando os cogumelos tiverem perdido toda a água que desprendem enquanto refogam.

Unte a tarteira com manteiga e forre-a com a massa quebrada (ou folhada, se assim preferir). Leve ao forno enquanto finaliza a preparação da quiche.
Bata os ovos com uma vara de arames e tempere com um pouco de sal fino, pimenta preta-moída e noz-moscada. Junte as natas e bata mais um pouco.
Retire a tarteira do forno e cubra o fundo com o refogado de cogumelos e castanhas. Verta o batido de ovos e natas por cima e leve ao forno a 180º-200º até que a quiche esteja cozida.

Pode servir a quiche como refeição completa complementando com uma salada ou legumes salteados.

Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário